A influência do intestino no corpo como um todo

Tudo na vida precisa de equilíbrio para funcionar, e com o intestino não é diferente. Na microbiota intestinal, as bactérias precisam estar em harmonia, as boas devem estar presentes em grande quantidade, e as ruins em pequenas. Caso o quadro seja diferente, vai ocorrer um desbalanço das comunidades microbianas no intestino, também conhecida como disbiose e que pode levar a alterações na composição e função da microbiota intestinal, e possivelmente aumentar a susceptibilidade de doenças.

A microbiota desempenha importante papel na manutenção da integridade intestinal, podendo ter efeitos na regulação de vias metabólicas do indivíduo, influenciando em variações de peso corporal, sensibilidade à insulina (hormônio que controla níveis de gicose no sangue), distribuição de gordura corporal e metabolismo lipídico.

A disbiose leva a doenças que podem estar relacionadas a mudanças metabólicas, como alteração da absorção de nutrientes, produção de vitaminas e permeabilidade do intestino.

Por conta disso, muitos estudos tratam o intestino como o “segundo cérebro”, devido aos sinais compartilhados entre os dois sistemas de órgãos serem trocados para coordenar funções fisiológicas. Por isso, trate seu intestino da melhor forma possível!

Dicas para um bom funcionamento do intestino:

- Evitar o consumo exagerado de álcool;

- Evitar a automedicação, principalmente com antibióticos;

- Aumentar o consumo de fibras;

- Adotar uma alimentação saudável;

- Evitar o consumo de alimentos industrializados;

- Utilizar probióticos se necessário, com a prescrição de um nutricionista.

Cuide bem do seu intestino!