Alimentação e acne

A acne é uma enfermidade que afeta diretamente a autoestima de muitas pessoas, comumente identificada em regiões como: rosto, costas, peito e ombros, onde as glândulas sebáceas são maiores e mais numerosas, acometendo qualquer indivíduo e em diferentes fases da vida, principalmente na adolescência devido às grandes alterações hormonais que ocorrem em nosso corpo.

É considerada uma condição multifatorial, ou seja, as causas da acne podem envolver questões hormonais, genéticas, psicológicas, bem como alimentares, dentre outras.

Há ainda muitas controvérsias sobre o impacto da alimentação no processo inflamatório da acne, sendo amplamente discutido na atualidade, mas há fatores que contribuem positivamente e negativamente em alguns casos.

O baixo consumo de fibras e alimentos in natura, alimentação rica em gorduras saturadas (principalmente de origem animal), consumo elevado de ultraprocessados (alimentos com muitos ingredientes e aditivos alimentares), açúcares e lácteos são alguns dos fatores que podem apresentar a piora do quadro, levando a maior produção de gorduras sebáceas originando assim a acne.

Já alimentos com o índice glicêmico baixo (poucos carboidratos), ricos em cereais integrais, fontes de ômega 3 (peixes, oleaginosas/castanhas e folhas verde escuras), vitamina C (laranja, mamão, acerola, brócolis e etc), vitamina A (gema de ovos, peixes e vísceras), zinco (castanhas, feijão e etc) e antioxidantes (açafrão, cúrcuma, azeite de oliva, linhaça, frutas cítricas e etc) podem auxiliar na melhora da pele. Na dúvida procure sempre um Nutricionista.

Um outro fator importante é a influência de uma boa saúde intestinal na aparência da pele, por isso é fundamental beber água e ter uma alimentação saudável.

A terapia nutricional voltada ao tratamento da acne tem o objetivo de gerar uma boa redução dos surtos e quadros de acne, mas os resultados dependem muito de paciente a paciente, pois quando falamos em pele bonita, é fundamental observar alguns fatores da alimentação e cuidados com a mesma.

É importante destacar que procurar bons profissionais, aumentará as chances do tratamento ter sucesso, sendo assim o cuidado de uma equipe multidisciplinar - dermatologista e nutricionista se faz necessário.