Alimento do mês: Açafrão

Existem 2 tipos: 
. açafrão verdadeiro - que são pistilos de uma flor;
. açafrão da terra - que consiste em uma raiz semelhante ao gengibre, inclusive sendo da mesma família.

Ambos possuem efeitos muito interessantes no corpo. O açafrão é considerado um superalimento e apresenta atividades como:
. Efeito antimicrobiano.
. Efeito antinflamatório, tanto em pequenas inflamações causadas por um corte, por exemplo, como em inflamações crônicas presentes em doenças do coração, Alzheimer, artrites, dentre outras.
. Efeito antioxidante.

Pelas suas propriedades antinflamatórias e antioxidantes pode atuar na redução dos níveis de colesterol, no relaxamento das artérias coronárias, podendo reduzir a pressão arterial, e também, no tratamento e controle do diabetes.

Outra ação muito estudada do açafrão é seu efeito anticancerígeno, devido as suas substâncias antioxidantes, pode reduzir o risco e até ajudar no tratamento de diversos tipos de câncer.

Estudos recentes mostram efeitos antienvelhecimento, além de outras aplicações estéticas, como tratamento de acne, psoríase e redução de manchas escuras na face.

Outros estudos, também recentes, tem mostrado ótimas respostas no tratamento da depressão com o açafrão.

Ainda é rico em carotenóides, que tem atividade antioxidante e também de vitamina, atuando na retina, auxiliando no bom funcionamento e manutenção de nossa visão.

Pode ser usado em diversos alimentos: pratos à base de frango, peixes e crustáceos, pães, biscoitos e arroz. É o ingrediente essencial da paella espanhola, e pode ser usado ainda em risotos e sopas, além de legumes.

Dica: para preservar suas propriedades, deve-se adicionar sempre a erva no final do cozimento (uns 5 minutos antes de apagar o fogo).