Alimento do mês: Arroz

É um dos alimentos mais consumidos no mundo. O arroz é um cereal, assim como a aveia, quinoa etc. Encontramos os seguintes tipos no mercado: integral, parboilizado e branco. Mas qual a diferença entre eles?

O arroz integral, como diz o nome, está na sua forma integral, é submetido apenas ao processo de descascamento, e por isso é rico em fibras, vitaminas e minerais. É o mais "completo" em nutrientes.

O arroz parboilizado é aquele submetido ao processo de parboilização, que consiste em submeter o arroz, ainda dentro de sua "casca", a temperaturas elevadas para que ele conserve por mais tempo. Como esse processo é realizado com o arroz ainda envolto por sua película externa, esse processo preserva vitaminas e minerais no grão.

O arroz branco ou polido, é resultante da retirada de partes mais externas do grão (além da casca), o arroz é "lixado" ou "polido" e por isso há perda de muitos nutrientes e fibras que se concentram nessa parte mais externa do grão, que acaba sendo perdida nesse processo.

Esse é o básico, embora existam outros pormenores envolvidos. Mas fica a pergunta: Qual o melhor arroz? Acho que entendendo o descrito acima, fica fácil responder... em primeiro lugar o arroz integral, depois vem o parboilizado e por último o arroz branco, que é o mais "pobrezinho" em nutrientes.

Mas se você ama aquele arroz branquinho, fica uma dica: intercale o consumo dos diversos tipos de arroz, vá variando ao longo da semana. Essa é uma ótima forma de conciliar prazer e comida saudável.

Fique ligado: Estudos mostram que a combinação típica brasileira: arroz + feijão, se complementa do ponto de vista nutricional, sendo riquíssima em nutrientes.

Dica: Ao final da preparação do arroz, adicione um pouco de açafrão. Ele ficará saboroso e mais rico em nutrientes e susbtâncias antioxidantes.

Ah, existem ainda outras qualidades de arroz, eu falei aqui do tradicional, mas encontramos no mercado arroz negro, arbóreo, cateto e outros, cada um com suas peculiaridades, mas basicamente com a mesma composição de nutrientes.

Até o próximo alimento do mês!!!