Alimento do mês: Berinjela

A berinjela é uma hortaliça com um formato arredondado (meio oval) com casca fina na cor preta e parte interna branca com várias sementes.

É originária da Índia e foi introduzida no Brasil no século XVI pelos portugueses. Os orientais (principalmente japoneses), os árabes e seus descendentes são os maiores consumidores desta hortaliça. No Brasil é um alimento que não é tão consumido, mas é conhecido pelo seu famoso poder de emagrecimento.

Essa hortaliça possui alto teor de água, é rica em fibras, minerais (principalmente magnésio, manganês e potássio), vitaminas do complexo B, vitamina K e C, e ainda tem baixo valor calórico. Além disso, possui fitoquímicos, que são substâncias que conferem o poder antioxidante ao vegetal. O principal fitoquímico presente são as antocianinas que conferem à casca uma cor púrpura.

Dentre os vários benefícios oferecidos pelo alimento, pode-se destacar: prevenção do câncer, contribuição para a perda de peso, redução de colesterol, redução de dores articulares, melhora da função intestinal, redução de sintomas da TPM, dentre outros.

Destaca-se ainda que o poder antioxidante do vegetal, que protege o coração, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares, dá suporte ao bom funcionamento do sistema imunológico e a função cerebral. Seus nutrientes auxiliam também na saúde dos ossos e cartilagens, contração dos músculos e na coagulação sanguínea.

Pode ser consumida cozida, frita, grelhada, assada, em conserva ou recheada. E ainda pode ser empregada no preparo de diversas preparações culinárias, como por exemplo, na lasanha, em substituição a massa.

Para evitar a perda de nutrientes é melhor consumir com casca!