Alimento do mês: Brócolis

Quem não gosta de churrasco? E nesse momento você deve estar se perguntando: o post é sobre brócolis ou churrasco? Resolvi começar o post de uma forma diferente dessa vez (rss).

Vamos lá: nos alimentos que são preparados na churrasqueira se formam substâncias cancerígenas, dentre elas os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos. O brócolis e outros alimentos da espécie das brássicas, devido ao seu grande poder antioxidante podem neutralizar a atuação dessas substâncias cancerígenas no corpo da gente.

Antes de comer o churrasco faça como entrada um prato cheio dessas brássicas: brócolis, couve-flor, couve, agrião, rúcula, nabo, rabanete... São todas da mesma família, escolha um, dois ou três tipos e pronto!

Mas temos que falar também sobre o brócolis, certo? O que dizer sobre ele?

O brócolis é rico em fibras que ajudam na redução dos níveis de colesterol no organismo, e ainda tem propriedades antinflamatórias, devido a presença de compostos bioativos, que ajudam a reduzir os danos ao revestimento de vasos sanguíneos.

Ele é rico em cálcio, potássio, ferro, zinco, dentre outros minerais. Entre as vitaminas, estão presentes as vitaminas A, K, B1, B2, B6, destacando-se a vitamina C, sendo riquíssimo nesta última vitamina.

Além de todos esses benefícios, várias substâncias antioxidantes presentes no brócolis ajudam na prevenção do envelhecimento precoce e rugas. Os antioxidantes ajudam a prevenir a formação de radicais livres que podem causar problemas relacionados com a pele e até câncer. Além disso, estão presentes substâncias que ajudam na detoxificação do corpo.

O brócolis é ainda fonte de carotenóides. Ele é rico em luteína e zeaxantina, estas substâncias participam da formação da mácula dos olhos e ajudam na prevenção da degeneração macular relacionada com a idade.

Amo brócolis!!!

Então é isso!!! Até o próximo mês.