É um alimento muito consumido no Brasil, tem diversas variedades: branco, preto, mulatinho, fradinho, azuki, vermelho e muitas outras.
O feijão é uma leguminosa, assim como a ervilha seca, a lentilha, a soja e o grão de bico, que por serem leguminosas também, são seus substitutos e podem estar presentes na dieta para variar a alimentação.
Mas vamos falar do feijão... esse alimento é super nutritivo, seu consumo proporciona nutrientes essenciais ao organismo como proteínas, ferro, cálcio, vitaminas (principalmente do complexo B), carboidratos e fibras. Todos esses são nutrientes essenciais para nutrição e funcionamento do corpo. Sendo importante dar um destaque para sua quantidade de fibras, que têm inúmeras funções no nosso organismo, como auxiliar no trânsito intestinal, regular níveis de glicose e colesterol, dentre outras.
Mas atenção... não adianta fazer sempre aquela feijoada, cheia de gordura!! Deixe a feijoada só para ocasiões especiais e procure não "carregar" muito nas carnes gordurosas. No cotidiano prepare seu feijão temperando com alho, cebola e algumas ervas que são super interessantes e deixam um gosto especial: louro, coentro, salsa, estragão. Vá variando, cada vez que for fazer seu feijão use uma erva diferente.
Ah, o feijão ainda é fonte de fitoquímicos, aquelas substâncias antioxidantes responsáveis também pelo bom funcionamento dos órgãos de nosso corpo e prevenção de doenças crônicas (diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares etc), além de prevenirem o envelhecimento precoce.
Dica: Se você sente muitos gases quando come feijão, experimente deixá-lo de remolho de um dia para o outro, trocando a água pelo menos três vezes. A outra dica é consumir o feijão do tipo azuki, encontrado em casas de produtos naturais, que geralmente não causa a produção de gases na digestão.
Mas se quiser solucionar definitivamente seu problema de gases procure um nutricionista, ele irá te auxiliar para que seu trato gastrointestinal funcione de maneira adequada e para que sua digestão seja completa, sem produção de gases em excesso.