ALIMENTO FUNCIONAL: Batata yacon 

A batata yacon é um alimento que ainda não é muito conhecido, apesar de já ser encontrada em muitos hortifrutis da cidade. É uma batata com sabor de frutas como melão e pera, com polpa levemente amarelada, crocante e aquosa. 

É uma raiz proveniente dos Andes riquíssima em fibras solúveis e prebióticos, que são fibras que ajudam a promover o crescimento de bactérias intestinais benéficas, e por esse motivo possui efeitos favoráveis à saúde como alívio da constipação, aumento na absorção de minerais, fortalecimento do sistema imunológico e diminuição do desenvolvimento de câncer de cólon. 

Uma das características mais interessantes da batata yacon é ser rica em prebióticos e ajudar a regular os níveis de glicemia, sendo indicada para diabéticos. Contudo, seu consumo deve estar associado a uma dieta equilibrada. 

É uma alimento também interessante para hipertensos, indivíduos com colesterol elevado e pessoas com outras doenças cardiovasculares, além daquelas que desejam perder peso, isso porque as fibras da batata yacon promovem saciedade. 

É rica em potássio e possui cálcio, fósforo, magnésio, zinco, ferro, manganês e cobre. 

Diferente de outras batatas, o consumo da batata yacon deve ser na forma crua, podendo ser utilizada em bolos, sucos, saladas de fruta etc.