Quando fazemos uma comparação do arroz branco com o arroz integral percebemos que a grande diferença está na quantidade de fibras alimentares. O arroz integral tem uma quantidade um pouco maior que o branco. Já na quantidade dos demais nutrientes, não temos uma diferença tão grande.
As fibras fazem o papel de regularizar o funcionamento intestinal, dão mais saciedade e ajudam a manter níveis controlados do açúcar no sangue (evitando os picos que podem aumentar o risco de desenvolver doenças/alterações metabólicas - diabetes, acúmulo de gordura no fígado, aumento de triglicerídeos, dentre outras).
Considerando que a grande diferença entre os dois tipos de arroz está na quantidade de fibras, há formas de encaixar o arroz branco em uma alimentação saudável.
Se seu prato for composto por arroz, feijão, proteína (carne, frango ou peixe), legumes e verduras, o arroz pode ser branco uma vez que esses vegetais são repletos de fibras alimentares e elas farão o mesmo papel, ou até um papel melhor que as fibras contidas no arroz integral. Mas se o seu prato for composto apenas por arroz, feijão e uma proteína, teremos uma baixa concentração de fibras nessa combinação, sendo nesse caso importante que esse arroz seja integral.
É importante lembrar que os vegetais não apenas contribuem com as fibras na nossa alimentação, eles também são riquissímos em vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo.
Resumindo: Prefira sempre o prato bem colorido e diversificado. Dessa forma você irá garantir todos os nutrientes e não precisará consumir o arroz integral se não gostar dele!