Artigo científico: Efeito hipoglicemiante dos alimentos funcionais

Este artigo escrito por mim foi publicado recentemente na revista científica Nutrição em Pauta e fez uma avaliação sobre os efeitos que alguns alimentos exercem na redução dos níveis de glicemia nos indivíduos.

O diabetes mellitus é uma doença que apresenta números crescentes e é um grave problema de saúde pública devido a suas complicações crônicas, que demandam altos custos com a saúde.

“Nota-se que o baixo consumo de alimentos ricos em fibras, tais como cereais integrais, frutas e hortaliças e aumento no consumo de alimentos industrializados ricos em gorduras saturadas e açúcares, padrão alimentar denominado “dieta ocidental” ou “dieta moderna”, exerce influência no aumento da prevalência da doença.”

“Em contraste a isso, uma alimentação adequada tem mostrado grande potencial na prevenção e controle do diabetes, mostrando a importância de hábitos saudáveis no manejo da doença.”

Os alimentos ricos em fibras e/ou fitoquímicos (substâncias antioxidantes), como por exemplo, a linhaça e o farelo de aveia se destacam no auxílio do controle da doença.

O título do artigo é “Efeito Hipoglicemiante dos Alimentos Funcionais: Papel na Prevenção e Tratamento de Diabetes Mellitus”. Se interessou? Confira mais no endereço: http://www.nutricaoempauta.com.br/lista_artigo.php?cod=2669