Artigo científico: Gorduras da dieta

Este artigo escrito por mim com colaboração da profa Dra Eliane, foi publicado na revista científica Nutrição em Pauta e fez uma avaliação sobre a influência dos diversos tipos de gordura na alteração de marcadores de saúde.

É consenso que algumas gorduras podem fazer mal a saúde. Neste estudo de revisão, um dos principais resultados encontrados foi a confirmação de que alimentos ricos em gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas promovem modificações positivas nos níveis de colesterol e triglicerídeos de indivíduos, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares. Essas gorduras estão presentes principalmente em alimentos de origem vegetal, como azeite extra virgem, castanhas e açaí, mas também são encontradas em peixes.

Foi observado também que o consumo, em excesso, de alimentos contendo gorduras saturadas pode provocar modificações negativas. Muitos alimentos possuem esse tipo de gordura: carnes gordas, frituras em geral, coco, dentre outros.

Contudo é importante ressaltar que o conjunto de alimentos ingeridos pelo indivíduo é que determinará o estado de saúde, logo a dieta deve ser equilibrada de forma a englobar todos os alimentos de maneira não prejudicial à saúde.

O título do artigo é “Grau de Saturação dos Lipídios da Dieta nas Doenças Cardiovasculares: uma Revisão Sistemática”. Se interessou? Confira mais no endereço: http://www.nutricaoempauta.com.br/lista_artigo.php?cod=2577