Artigo: Será que você está engordando por comer rápido demais?

Atualmente, muitos estudos apontam sobre fatores que afetam o ganho de peso, levando a epidemia de obesidade, como: o consumo excessivo de calorias, a velocidade da refeição (mastigação), comportamento alimentar e a frequência das refeições (número de refeições por dia). Todos esses fatores estão relacionados ao estilo de vida do indivíduo.

Um dos estudos, denominado “Efeitos da mudança na velocidade de alimentação sobre a obesidade em pacientes com diabetes: uma análise secundária de dados longitudinais de check-up de saúde (Effects of changes in eating speed on obesity in patients with diabetes: a secondary analysis of longitudinal health check-up data)”, publicado em 2018, analisou em 59.717 indivíduos todos os efeitos da velocidade da mastigação/alimentação e outros hábitos que levam a obesidade, em pacientes com diabetes tipo 2. Este trabalho obteve resultados, indicando que comer mais devagar pode levar ao emagrecimento. Em comparação com aqueles que comiam mais rapidamente, os que comiam em velocidade considerada “normal”, apresentaram redução de 2cm na circunferência da cintura e os que comiam em uma velocidade lenta tiveram reduções de 4cm. Esse foi um resultado significativo já que, o excesso de tecido adiposo (gordura), traz prejuízos à saúde.

Um possível esclarecimento para esses resultados, é que o indivíduo que come de forma mais rápida, continua comendo até sentir algum tipo de desconforto abdominal (“estar cheio”). De forma contrária, indivíduos que comem mais devagar, e conseguem perceber a sensação de saciedade, conseguem ingerir uma quantidade menor de comida. Em outras palavras, quem come depressa ao invés de cessar a refeição no momento em que deveria, continua comendo, pois não da chance para que haja a sinalização fisiológica da saciedade.

Portanto, comer de forma mais lenta pode dar um “bônus” a mais para quem deseja emagrecer. Essa é uma forma mais rápida perder de perder os quilinhos indesejados com saúde. Na dúvida procure sempre um nutricionista de confiança.

 

Referência:

Hurst, Y., & Fukuda, H. (2018). Effects of changes in eating speed on obesity in patients with diabetes: a secondary analysis of longitudinal health check-up data. BMJ Open, 8(1), e019589. doi:10.1136/bmjopen-2017-019589.