Atum em água ou em óleo?

O atum é rico em proteínas, ômega-3 e diversas vitaminas e minerais excelentes para o bom funcionamento do nosso corpo. É ótimo para ser consumido fresco ou enlatado.

O peixe fresco com certeza é a melhor opção para consumirmos no dia-a-dia, porém os enlatados, às vezes, acabam sendo bem mais práticos.
 

Aí surge a dúvida: Usar o atum enlatado em água ou óleo?

Por isso vou explicar algo importante... A lata que compõe esses alimentos possui metais pesados que são tóxicos para o nosso corpo. E esses metais são lipofílicos, ou seja, têm afinidade por gorduras. Sendo assim, quando o atum em óleo é utilizado, ao descartar o óleo, esses metais pesados serão desprezados junto com ele, o que não acontece quando o atum está em água.

No atum em água, os metais pesados serão atraídos para o peixe, já que não há outra fonte de gordura presente ali.

A longo prazo, o consumo de metais pesados pode levar a uma deposição dos mesmos no nosso cérebro que tem aproximadamente 60% de gordura (lembra da afinidade desses metais por gordura?!), podendo ser fator de risco para desenvolver doenças, como o Alzheimer, por exemplo.

Então a melhor opção sem sombra de dúvidas é o atum em ÓLEO, desde que esse óleo seja desprezado.

Mas lembre-se: Alimentos enlatados são processados e segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira o consumo desses alimentos deve ser limitado.

Até semana que vem!heart