Como se controlar e se entender com a dieta nas festas natalinas

O natal é uma das melhores épocas do ano, assim como o ano novo. Época de celebrar a vida e de dar início a um novo ciclo e nova fase. Mas como nem tudo é perfeito, acompanhada das festas natalinas vem aquelas comidas gostosas, e com isso um dos primeiros pensamentos é:

- E a dieta, vai toda por água a baixo? Tudo que conquistei ao longo do ano vou perder agora?

Antes de tudo, já sabemos que tudo na vida é questão de equilíbrio, assim como a alimentação, então “sair da dieta” no natal, não vai prejudicar tudo o que foi conquistado ao longo do ano. O que faz a diferença para a sua vida, seu peso e sua saúde não é o come você como uma vez ou outra, e sim seu hábito diário.

Mas vale buscar receitas mais saudáveis! Existem várias que incluem grãos integrais, substituições de farinhas por outras melhores, saladas coloridas cheias de nutrientes, preparações com frutas, bolinhos e rabanadas assados ao invés de fritos, dentre outras receitas. A ideia é sempre deixar a receita mais bonita, colorida, saudável e apetitosa. Seja criativo! Essa é a primeira dica.

Segunda dica: Faça suas preparações ao invés de comprar! Como já falamos por aqui, a melhor forma de se alimentar é fazendo a própria comida, com isso conseguimos saber quais os ingredientes estão sendo utilizados e a receita pode ficar mais natural, incluindo ingredientes que são #comidadeverdade.

Terceira dica: Evite os alimentos industrializados! Os panetones, os biscoitinhos, os refrigerantes, dentre outros alimentos que acabam sendo incluídos na ceia. Tente ao máximo preparar suas receitas, como panetone caseiro, biscoito caseiro, sucos naturais, etc.

Quarta dica: Coma somente aquilo que saciará a sua fome! Quando chega a época do natal, as pessoas tem o costume de comer de tudo que a ceia oferece, mesmo não tendo mais fome... comem com o “olho”. Isso só contribuirá para o acúmulo de gordura e posteriormente um sentimento de culpa.

Seguindo essas dicas e mantendo sempre o equilíbrio, as festas de final de ano serão muito mais agradáveis e sua culpa será menor. Um ótimo natal e um ano novo cheio de bênçãos!