Consequências de fazer dieta por conta própria

Uma das definições de dieta é: cota habitual de alimentos sólidos e líquidos que uma pessoa ingere. Ou seja, a dieta é tudo aquilo que ingerimos ao longo do nosso dia.

Mas quando falamos dessa palavra, ela acaba soando como um "regime" para emagrecimento, ganho de massa ou ganho de peso.

A grande questão está no fato de que essa tão famosa dieta deveria ser prescrita por um nutricionista de acordo com as necessidades de cada um, já que todas as pessoas são diferentes uma das outras. Ou pelo menos ser equilibrada e não restrigir vários alimentos.

Mas hoje o mais comum são as dietas da moda como dieta da sopa, da proteína, da lua, jejum... e por ai vai!

Mas elas não trazem nenhuma consequência? Claro que sim! Qualquer tipo de restrição alimentar severa sem acompanhamento nutricional pode gerar compulsão, perda de massa muscular e alterações metabólicas, como aumento do colesterol, triglicerídeos, glicose etc.

Além disso, a compulsão alimentar pode levar a recuperação do peso perdido, muitas vezes, fazendo você alcançar um peso maior do que o peso inicial ao começar a "dieta".

Por esses motivos, para alcançar resultados definitivos, o ideal é que seja feito um acompanhamento nutricional adequado com um profissional nutricionista. Lembrando que ele é o ÚNICO que pode fazer prescrição dietética!

Só assim podemos garantir bons resultados e evitar o tão temido “efeito sanfona”! wink