Mitos e verdades sobre o café

Será que o tradicional café que tomamos toda manhã, ou consumimos para nos despertar após o almoço é recomendado para todos? Não há sensação mais prazerosa, que começar o dia sentindo o cheiro e o sabor de um café quentinho e passado na hora. E aqui, vamos desmistificar ou fortalecer algumas verdades e mentiras sobre essa bebida tão querida pelos brasileiros:

  • Café e ovos pela manhã é ideal para começar o dia? 

VERDADE.

Tal combinação é uma ótima opção e muito nutritiva, porém não necessariamente precisa ser a única, podemos substituir por outras fontes de proteína, caso não goste de ovos ou caso tenha algum tipo de alergia e/ou intolerância, podendo até mesmo, incluir frutas e cereais saudáveis.

  • Café sem açúcar ou adoçantes é mais saudável?

VERDADE.

Qualquer alimento, em que sua ingestão seja com menos ou sem nenhuma adição de açúcar/adoçante é a melhor escolha, apesar de haver a dificuldade em acostumar o paladar ao sabor real dos alimentos.

Dica: Vá reduzindo a quantidade de açúcar/adoçante aos poucos até adaptar seu paladar.

  • Gestantes podem consumir café durante a gravidez tranquilamente?

MITO.

Devido ao efeito estimulador da cafeína no metabolismo, o nosso coração reage constringindo os vasos sanguíneos para proteger o organismo de tal aceleração, sendo assim, a vasoconstrição prejudica a função da placenta de oxigenar e alimentar o feto, isto é, a cafeína não é benéfica para a saúde e desenvolvimento do bebê.

  • Quem possui alguma inflamação estomacal precisa diminuir o consumo de café?

VERDADE.

Se faz necessário a retirada do café para pessoas com gastrite, úlcera, esôfagite ou outras doenças dos órgãos gastrointestinais, uma vez que o café é irritante de mucosa, podendo ser causador de desconfortos. Na dúvida consulte um nutricionista.