O açúcar pode viciar?

Há mais ou menos 1 ano, houve uma grande polêmica envolvendo uma youtuber famosa. Ela deixou a confeitaria, justificando ser o estopim que desencadeou em si o Transtorno de Compulsão Alimentar (TCA), revelando abertamente que acredita que o açúcar vicia, como cocaína ou qualquer outra droga.

Esse é um tema que vem sendo muito estudado nos últimos anos, inclusive a Abeso - Associação Brasileira para o estudo sobre Obesidade e Síndrome Metabólica, desmistifica e esclarece algumas dúvidas importantes, referente ao tema abordado.

O açúcar não é uma droga. Mas é verdade que o cérebro pode responder a essa substância, assim como à gordura, de forma semelhante à forma que reage a drogas, no sentido de ativar seus centros de prazer e recompensa. Mas não dá para comparar o que muitos chamam de “vício em comida” com vício em drogas. Até porque nenhum alimento é capaz de gerar sintomas de crise de abstinência tão potentes como o de uma droga, por exemplo.

De acordo com alguns especialistas em psiquiatria, algumas das vias neurológicas envolvidas na obtenção de prazer são comuns aos alimentos, ao sexo e aos efeitos gerados por algumas drogas. No que diz respeito a alimentação, alimentos ricos em açúcar, sal e gordura podem ativar essas vias. Por esse motivo, alguns cientistas passaram a acreditar que o conceito de “vício em comida” seja pertinente, começando a ser comumente pesquisado até os dias atuais.

Em termos práticos, independente de vício, quando você come algo rotineiramente você cria um hábito. E isso deve ser observado quando estão sendo criados hábitos de consumir alimentos que notadamente podem trazer prejuízos a sua saúde, quando consumidos em excesso.

Se você se encontra nesse ciclo de consumir alimentos doces em excesso, é importante buscar ajuda de um nutricionista e de um psicólogo para que estes juntos te ajudem a buscar o equilíbrio ideal para a manutenção de sua saúde e qualidade de vida.

Se o vício por doces é um problema visível em sua vida que acaba comprometendo a sua saúde e interferindo no seu peso, te convido a assistir esse vídeo onde falo mais sobre isso: Como vencer o vício por doces? - YouTube

Até a próxima!