O papel da Nutrição na imunidade

O sistema imunológico denominado também como: sistema imune, é responsável por garantir a defesa do nosso corpo contra qualquer forma de ataque, seja por vírus, bactérias, fungos ou até mesmo corpos estranhos, substâncias químicas e potencialmente tóxicas, etc. Em períodos de pandemia, como este que estamos vivendo, é fundamental estarmos com este sistema em dia e principalmente, saudável, para que assim, nosso corpo possa se defender de qualquer agente estranho que possa nos atacar.

Esse assunto, é muito discutido e perguntado no consultório, sobre como fortalecer o sistema imune, o que consumir para ajudar… Mas, como não existe um único supernutriente, capaz de realizar este trabalho todo e executar sozinho tal papel, a minha resposta é: “Deve-se adotar no dia a dia hábitos alimentares saudáveis e atividade física, este é o combo perfeito, para estarmos com a imunidade em dia.”

É importante destacar que a Nutrição tem papel fundamental na função imunológica, uma vez que as células do corpo humano, inclusive as células de defesa, necessitam de nutrientes (que funcionam como combustível) para o desenvolvimento celular. Dessa forma, podemos destacar alguns nutrientes que contribuem para o bom funcionamento das células do sistema imunológico:

  • Vitamina A: Auxilia na ativação dos linfócitos T (células de defesa), pode ser encontrada em frutas e legumes amarelos e alaranjados, como cenoura e mamão, a gema de ovo também é uma boa fonte.

  • Vitamina B6: Responsável por medir os sinais do sistema imune, aumentando as defesas do corpo, pode ser encontrada em: carnes e miúdos, como fígado, rim e coração, no milho, gérmen de trigo, soja, melão e batatas.

  • Vitamina C: A mais famosa, quando falamos em imunidade, também tem atuação na diminuição e proteção das células contra danos e lesões, sendo considerada, como um importante antioxidante. É facilmente encontrada nas frutas em geral, como: goiaba, laranja, kiwi, morango, goiaba, tangerina e limão.

  • Vitamina D: Auxilia o sistema imune por meio da produção de substâncias antibacterianas, antivirais e antifúngicas. A maior disponibilidade é por meio da pele através dos raios do Sol, porém pode ser encontrada em alimentos, como óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo, manteiga, atum, sardinha e em pescados “gordos”, como arenque.

  • Vitamina E e selênio: considerados poderosos antioxidantes, por reduzirem os danos causados nas células (estresse oxidativo natural do funcionamento celular), diminuindo o risco de contrair infecções principalmente de origem respiratórias. Podem ser encontrados em alimentos, como: castanhas, avelã, amendoim, abacate, sardinha e semente de girassol.

  • Ferro: a falta deste mineral, pode levar a alterações no sistema imune e cansaço. É encontrado em alimentos de origem animal, como carnes em geral e de origem vegetal como feijão, lentilha, grão de bico e vegetais verde escuros.

Ter um estilo de vida saudável e fazer boas escolhas de alimentos é fundamental para conquistar saúde e qualidade de vida. Como primeiro passo, opte sempre por consumir pratos coloridos e ter uma alimentação equilibrada. 

Além de cuidar da alimentação e praticar atividade física, é necessário ter uma boa qualidade de sono, controlar o estresse, reduzir o consumo de álcool e cigarro. 

Na dúvida, procure sempre um Nutricionista de confiança, para te ajudar a adequar tudo conforme sua rotina.