Na busca pelo objetivo de construir um corpo perfeito, muitas pessoas medem seus resultados somente através dos dígitos da balança e acabam tendo o costume de se pesar frequentemente, porém poucas são as pessoas que se dão conta, que somente o peso na balança acaba não sendo o melhor parâmetro para avaliar de fato seus resultados.
Aliás, o costume de se pesar frequentemente pode impactar diretamente na baixa autoestima e gerar frustração, estando algumas vezes relacionado com uma maior insatisfação corporal, podendo desencadear alguns sintomas atrelados à depressão, uma vez que o processo de emagrecimento duradouro e eficiente leva tempo. Sendo assim, a ausência de resultados (visíveis na balança) pode gerar um desânimo e até mesmo o abandono do tratamento.
Os dígitos na balança só te mostram o peso, porém não te dão informações sobre de onde vieram os quilinhos a mais ou até mesmo, os quilos a menos. Por exemplo: você pode ter ganhado massa muscular e perdido gordura, dessa forma mantido o peso corporal, ou o ponteiro na balança pode até estar mais baixo, mas você pode ter perdido massa muscular e ter tido um aumento significativo na gordura corporal. É preciso entender que, diminuir gordura corporal é diferente de perder peso na balança e o que gera de fato emagrecimento é a perda de gordura corporal.
Existem ainda, alguns fatores que geram impacto direto na oscilação do peso, como: a ingestão de água, o funcionamento do intestino, a retenção hídrica (de líquidos), o alto consumo de sódio (sal) e açúcar. Esses fatores são responsáveis muitas vezes por aquele peso maior na balança na segunda-feira, após um final de semana onde foram consumidos bebidas alcoólicas e salgadinhos, por exemplo.
Contudo, existem outros parâmetros que podemos utilizar para acompanhar os resultados de maneira mais fiel, como: avaliar seus resultados semana a semana através de uma peça de roupa e não esquecendo de acima de tudo, avaliar a qualidade do sono, o bem estar, disposição e imunidade, esses são fatores que devem sim ser considerados, pois, afinal de nada adianta perder peso e/ou gordura e não ter saúde e qualidade de vida.
Para que você tenha realmente bons resultados, é necessário olhar além do peso, é importante ter uma alimentação saudável e uma vida ativa, ou seja, praticar atividade física regularmente. O processo de emagrecimento é gradativo, a fim de que seja realmente sustentável. Quanto à balança, não se preocupe tanto com ela, se importe com o que você enxerga no espelho e principalmente com sua saúde.