O sono afeta realmente a sua saúde?

Atualmente, cada vez mais estudos mostram que dormir pouco está diretamente relacionado com o aumento de risco de obesidade, doenças cardiovasculares e outros distúrbios. A qualidade do sono pode gerar um grande impacto na saúde e é fundamental estarmos atentos aos sinais que nosso corpo nos dá.

Uma boa noite de sono é capaz de nos regenerar por completo, pois desacelera nosso ritmo, alivia toda tensão do dia, revigora nosso humor, criatividade, memória e o mais importante é capaz de prevenir o desenvolvimento de doenças crônicas, por isso, é recomendado que os adultos durmam entre 7 a 9h por noite.

Apesar de todas as evidências científicas sobre os diversos benefícios de uma boa noite de sono, há aqueles que ainda repudiam e acabam até propagando o conceito de que “dormir é perda de tempo” ou até mesmo “que o dinheiro não dorme” e ainda há pessoas que levam para a vida o famoso ditado: "trabalhe enquanto eles dormem”, porém não fazem ideia do quanto tal atitude é prejudicial ao nosso organismo, uma vez que, ficar sem dormir não é garantia alguma de uma maior produtividade.

A insônia é um dos distúrbios do sono, o qual é caracterizado pela dificuldade em manter o sono, ou iniciá-lo, estudos comprovam que o uso de celulares, TVs e tablets estão diretamentes relacionados com tal disfunção, podendo dessincronizar o nosso relógio biológico, alterando o ritmo circadiano e resultando em doenças metabólicas, como diabetes, hipertensão arterial, obesidade, além de estresse, fome aumentada, redução da imunidade e até mesmo levando ao surgimento de alterações psicológicas.

Podemos perceber que o sono é fator vital para o bom funcionamento do corpo, além disso, uma noite bem dormida, está relacionada diretamente com o bem estar e principalmente com a saúde. Por isso, existem alguns hábitos que podemos adquirir para que consigamos ter uma excelente noite de sono, como: 

- tomar um banho quente e relaxante antes de dormir;

- não ingerir bebidas que contenham cafeína antes de se deitar (o ideal é que essas bebidas sejam consumidas pelo menos 6h antes de ir para a cama);

- deixar o ambiente escuro, a fim de estimular a produção de melatonina (hormônio do sono);

- não deitar com o estômago cheio;

- evitar o consumo de bebida alcoólica no período noturno, visto que o álcool possui ação estimulante;

- deixar de lado os eletrônicos pelo menos 1 hora antes de ir para a cama. 

Se mesmo assim você sentir dificuldade em ter uma noite de sono de qualidade, num primeiro momento ajustar sua alimentação e usar alguns suplementos ou fitoterápicos pode te ajudar a contornar essa questão que irá melhorar ainda mais a sua qualidade de vida.

A alimentação interfere em pontos que você nem imagina e ela pode transformar a sua vida. Procure um nutricionista.