Low carb: Qualquer um pode fazer?

Todo mundo já ouviu falar na famosa dieta low carb! Mas o que seria exatamente isso?

Low carb significa baixo carboidrato, e nessa dieta as pessoas diminuem bastante carboidratos e aumentam proteínas e gorduras. Nela há perda de peso devido à restrição calórica, porém quando feita sem acompanhamento nutricional, pode trazer problemas.

O consumo de carboidratos está ligado a uma série de funções do corpo, então não é interessante simplesmente abolir ou reduzir bruscamente esse macronutriente. É preciso parar de demonizar os carboidratos, e começar a ter atenção na alimentação como um todo. Não adianta fazer a low carb e comer produtos industrializados e cheios de outras substâncias que farão muito mais mal a saúde. Assim, como não adianta diminuir carboidratos e aumentar o consumo de gorduras de qualidade ruim, principalmente as gorduras saturadas (presentes em bacon, presunto, gorduras de carnes, etc), que estão relacionadas a ocorrência de alterações metabólicas e aumento da probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares.

Ainda é importante levar em consideração, que o baixo consumo de carboidratos pode levar ao mau humor, irritabilidade, tonturas, e também pode ser prejudicial aos praticantes de atividade física. Além disso, dietas restritivas quando seguidas por longos períodos, podem gerar compulsão alimentar, e até doenças psiquiátricas, como depressão. A consequência será a recuperação de todo o peso perdido.

A dieta low carb existe e pode ser benéfica a diversas pessoas, inclusive auxiliando no tratamento de algumas doenças, como diabetes, mas a individualidade deve permanecer sempre. Cada pessoa é diferente da outra, com vida, metas, objetivos e preferências diferentes. Então se lembre sempre de procurar um nutricionista para te auxiliar da melhor forma possível.