Alimentação vegetariana e vegana

Existem muitas pessoas aderindo ao vegetarianismo e veganismo como forma de dieta para emagrecer, mas eles são estilos de vida. São a forma como muitos enxergam e defendem uma causa.

É importante entender que existem algumas classificações:

Vegetarianos estritos: Excluem todos os produtos de origem animal, carnes (bovina, suína ou qualquer outra), aves, peixes e derivados como leite, ovos e laticínios.

Ovolactovegetarianos: Excluem todas as carnes, aves e peixes, porém consomem ovos, leite e laticínios.

Ovovegetarianos: Excluem todas as carnes, aves, peixes, leite e derivados, porém consomem ovos.

Lactovegetarianos: Excluem todas as carnes, aves, peixes e ovos, porém consomem leite e derivados.

Vegano: Excluem todos os produtos de origem animal (carnes, aves, peixes, leite, ovos e laticínios). Além disso, o vegano se difere do vegetariano, pois não utiliza nenhum produto produzido com matéria-prima proveniente de animais, incluindo produtos de beleza, roupas, entre outros.   

É muito importante ressaltar que esses estilos de alimentação podem ser considerados saudáveis, e contribuir muito para a melhora de algumas doenças. Contudo, não adianta ser vegetariano e consumir alimentos de origem vegetal, mas com gordura ruim, como a batata frita, por exemplo. Ou ainda se encher de massas, produtos muito industrializados, dentre outros.

A orientação de comer #comidadeverdade vale para qualquer um, inclusive aqueles que adotam algum dos estilos alimentares citados.

Qualquer pessoa pode adotar esses estilos de vida, mas é muito importante que seja com acompanhamento nutricional, para que não haja nenhuma deficiência de proteínas e outros nutrientes importantes.

Independente da sua escolha pense sempre no bem que ela pode fazer ao meio ambiente e ao seu próprio corpo!