Alimentos termogênicos funcionam?

Alimentos termogênicos são desenvolvidos para abordar múltiplos mecanismos de ação que levam ao emagrecimento, à redução da inflamação crônica (meta-inflamação), aumento da diurese e redução do estresse oxidativo.

Eles atuam no aumento da queima de calorias gerado pela aceleração do metabolismo. A interação entre termogênicos naturais (gengibre, pimentas, guaraná, chá verde) e outros nutrientes que colaboram para o emagrecimento é o ideal quando se fala em perder peso de forma saudável.

Exemplos de termogênicos que auxiliam na perda de peso: pimenta vermelha, pimenta preta, romã, bilberry, açafrão, chá verde, extrato aromático de guaraná, gengibre, fibra de acácia.

São indicados para pessoas que estão em dietas para redução de peso, buscam aumentar o seu metabolismo basal e querem mais disposição e energia.

Praticantes de atividades físicas costumam ingerir termogênicos antes de iniciarem a atividade física, em conjunto com fontes de carboidratos. Assim, seus mecanismos são ativados e se somam aos benefícios do exercício físico na redução de peso e ganho de saúde.

Mas, por outro lado, devido ao seu efeito estimulante, indica-se que o consumo seja em até seis horas antes de dormir, mesmo que a atividade física seja praticada mais tarde.

Lembrando que assim como qualquer outro alimento, não devem ser utilizados em excesso!