Fome excessiva: entenda os motivos

Sentir fome logo após as refeições não é algo comum, mas para algumas pessoas acaba se tornando normal. Esse quadro pode atrapalhar o emagrecimento, fazer a pessoa ingerir calorias desnecessárias e até mesmo causar compulsão.

Alguns motivos podem causar isso, como por exemplo:

- O nível de hidratação que pode interferir diretamente nessa "sensação de fome", isso ocorre porque os centros corticais do nosso sistema nervoso central que contribuem para à informação sensorial de fome e sede são os mesmos, podendo causar confusão entre esses dois estados. Por isso, antes de ingerir mais alimentos, beba água, porque pode ser apenas sede. Isso vai evitar o consumo desnecessário de calorias.

- A resistência à insulina (níveis altos de insulina no sangue) deve ser avaliada, pois pode provocar também sensação de fome.

- Deficiência de micronutrientes, má distribuição de macronutrientes nas refeições e ingestão mais baixa que a demanda também são fatores que podem causar fome excessiva.

- Grandes períodos em jejum podem levar a compulsão alimentar também. Geralmente pessoas que ficam muitas horas sem se alimentar, no momento que vão fazer as refeições acabam ingerindo muito mais calorias do que se dividissem essas refeições ao longo do dia.

De qualquer forma, procure sempre um profissional que possa auxiliar da melhor maneira possível! Procure um nutricionista que ajuste as inadequações dessa situação.