Existem muitas pessoas que não podem ver uma balança que já querem se pesar, mas normalmente isso traz tristeza, porque a pessoa se acha muito acima do peso, ou às vezes, bem abaixo dele.
O que normalmente as pessoas não pensam é “Do que esse valor apresentado na balança é composto?”
Não é só de gordura que se vive um corpo, também temos ossos, órgãos, músculos... Então o que realmente importa é a composição corporal de um indivíduo.
O IMC (Índice de Massa Corporal) define através de peso e altura o estado nutricional da pessoa, se ela está com sobrepeso, obesidade, normal ou desnutrida. Porém uma pessoa muito musculosa pode apresentar um IMC de obesidade, mas na verdade ela está cheia de músculos. Isso ocorre porque os músculos pesam mais do que a gordura, que ocupa bem mais espaço.
Então não devemos nos basear ou ficar reféns da balança. As medidas corporais, o espelho e as roupas, também são parâmetros que podem ser observados, de forma a verificar como está a aparência corporal de uma forma global.
Procure um nutricionista, ele é a melhor pessoa para avaliar sua composição corporal e verificar se está adequada ou não.