O leite é um alimento muito consumido, seja puro, com chocolate/cacau em pó, com frutas em forma de vitaminas ou até mesmo com café. Sabemos que há uma enorme variedade de tipos de leite no mercado e muitas pessoas acabam tendo muitas dúvidas ao fazer sua escolha.
O leite de vaca se diferencia devido ao seu teor de gordura em: integral, semidesnatado e desnatado.
Ainda que, em um primeiro momento se pense que o leite desnatado é a melhor opção para se ter à mesa, nem sempre isso é uma regra, há muito mais a ser avaliado do que gorduras e calorias. Vale ressaltar que, cada pessoa é única, portanto cada caso é um caso.
O leite desnatado é classificado como o mais magro de todos, já o semidesnatado tem uma quantidade de gordura que varia entre 0,6% a 2,9% em sua composição, enquanto o leite integral apresenta um porcentual de 3% ou mais de gordura em sua composição.
De acordo com Lancha Jr, professor de nutrição da Universidade de São Paulo (USP), em uma entrevista ao Veja Saúde: “Não dá para transformar o leite integral em vilão. O que vai definir pra valer a qualidade da dieta é o conjunto dos alimentos consumidos ao longo do dia. Agora, quem se entope de outras fontes de gorduras saturadas – como queijos, carnes vermelhas e ovo – precisa repensar esse balanço mesmo”.
Portanto, é importante levar em consideração o conjunto de alimentos consumidos durante o dia para escolher o melhor leite e ainda questões de saúde como aumento de colesterol que fazem com que haja indicação do consumo de leite desnatado ou com menos gordura, por exemplo.
É importante lembrar que as vitaminas naturalmente presentes no leite (vitaminas A, D, e K), são lipossolúveis, portanto estão dissolvidas nas gorduras do leite, dessa forma os leites menos gordurosos acabam tendo um teor menor dessas vitaminas.
Em vários aspectos o leite semi-desnatado é o mais escolhido, por se tratar de ser uma opção que se aproxima mais da composição completa dos nutrientes e ainda consegue manter o sabor da gordura, o que pode deixar muitos consumidores felizes, visto que, muitos consideram o leite desnatado sem sabor, e de fato, a gordura presente nos alimentos tende a deixá-los mais saborosos (ou mais palatáveis).
Importante: Composto lácteo não é leite, ele é um subproduto da indústria e bem inferior do ponto de vista nutricional.
E por fim, o leite pode ser sim contraindicado para algumas pessoas intolerantes, bem como algumas que apresentam doenças crônicas e inflamatórias como diabetes, por exemplo. A dica é consumir com moderação, equilíbrio é a palavra de ordem!
Se ainda tem dúvidas é indispensável que você leve seu caso para o seu nutricionista, que irá te orientar da melhor forma, indicando ou não o consumo de leite e ainda orientando a melhor opção.
Fonte: https://saude.abril.com.br/blog/boa-pergunta/leite-integral-semidesnatado-ou-desnatado-qual-escolher/