Suplementos para emagrecer x saúde

Atualmente o que mais ouvimos falar é sobre alguma suplementação, seja ela através de cápsulas, chás, sucos milagrosos, sempre prometendo a perda de peso em um curto período. Cada dia que passa, é uma novidade diferente ou uma nova “moda” chegando nas telas de nossos celulares ou computadores. Mas a pergunta que não quer calar é: “Será que realmente dão resultados?” ou “Será que essa tal suplementação coloca em risco nossa saúde?”. Vamos saber tudo hoje!

Recentemente, em 2020, foi publicada uma revisão na revista científica Diabetes, Obesity and Metabolism, sobre a eficácia de suplementos fitoterápicos para a perda de peso, esse estudo incluiu 54 ensaios clínicos controlados por placebo (suplemento/medicamento que não contém ingredientes ativos iguais, são feitos apenas para imitar o sabor e a aparência da substância a ser estudada). Entre as ervas estudadas estavam a Camellia sinensis, conhecida pelo famoso chá verde, dentre outras, e acreditem, nenhuma substância promoveu perda de peso expressiva.

Uma outra publicação feita pela Diretriz Brasileira de Obesidade em 2016, deixa um alerta referente as terapias sem fundamentação científica ou usadas de forma indiscriminada, representando um grave problema nos últimos anos, já que tem sido registrados centenas de episódios de doenças hepáticas, em que muitos pacientes relataram o consumo de suplementos dietéticos à base de ervas, vendidos prometendo a redução de peso e a queima de gordura. Vale ressaltar que nesses casos, uma em cada quatro pessoas necessitam de um transplante de fígado.

Portanto, é de suma importância estarmos atentos a falsas propagandas, além de não cumprirem o que prometem, muitos suplementos têm um custo elevado e ainda, colocam em risco sua saúde. 

Somente o nutricionista capacitado pode prescrever qualquer suplementação, seja qual for, inclusive “natural”, não coloque sua saúde em risco! O que de fato leva ao emagrecimento é a alimentação equilibrada e a atividade física.

Costumo falar que a suplementação adequada é apenas a cereja do bolo, ou seja, não funciona sozinha e como mostrado nesse artigo pode até causar prejuízos. Por isso, procure um profissional habilitado.