Vitamina D: A garantia de funcionamento de seu sistema imunológico

Devido a pandemia de Covid-19, não faltaram conteúdos e debates sobre como melhorar a imunidade, entre eles, a função da vitamina D se tornou assunto recorrente. Ainda que, não existam evidências de que essa vitamina previna e combata o Coronavírus, sabe-se bastante sobre a sua importância, quando conciliada a outros fatores, como alimentação, para manter o sistema imunológico funcionando adequadamente.

A vitamina D, faz parte de um grupo de compostos que são solúveis em gordura, ou seja, se dissolvem em uma fonte de gordura e, dentre outras funções, aumentam a absorção intestinal de cálcio, magnésio e fosfato, substâncias essas que são fundamentais para o bom funcionamento do corpo. Níveis adequados desses nutrientes/substâncias estão relacionados com o funcionamento adequado dos sistemas cardiovasculares, musculares, metabólicos e imunológicos.

A necessidade de acompanhar as taxas de Vitamina D no organismo através de exames bioquímicos, principalmente na terceira idade, é essencial, pois quando esses valores se encontram baixos, os riscos de quadros clínicos como: depressão, diabetes, obesidade e entre outras doenças, são aumentados significativamente.

Além de realizar a introdução de alimentos, como: leite e ovos, é necessário também tomar sol sem protetor solar por um período de 10 minutos ao dia, para que assim, essa vitamina possa ser sintetizada/ativada pelo nosso organismo.

Portanto, indivíduos com taxas adequadas de vitamina D no corpo, que mantêm prática de atividade física regular e alimentação equilibrada, conseguem garantir um sistema imunológico mais fortalecido e pronto para combater qualquer doença. 

Na dúvida, procure seu nutricionista, ele saberá avaliar sua alimentação, bem como, saberá também avaliar o nível de vitamina D, no seu corpo. É importante ainda destacar, que casos de deficiência da vitamina somente são contornados com a utilização de suplementos que podem ser prescritos por seu nutricionista ou seu médico.